Skip to content

Feijoada: Kiko Dinucci

março 17, 2010

4ª feira é dia de feijoada!

Feijuca sambada escrachada orra meu paulista não apenas bexiga brás tatuapé trágica cômica curupira. Resumindo: Kiko Dinucci. Que é um dos melhores compositores da nova geração de cancionistas paulistas (apesar do rótulo MPB ser hoje um nostálgico zumbi, é evidente que a música de Kiko banha-se bem na tradição da música brasileira pós-tropicália). Multi-homem por necessidade: além do Duo Moviola (com Douglas Germano) e do Bando Afromacarrônico (samba com um pé bem firme no candomblé), ele tem um trio instrumental com Thiago França e Sérgio Machado e já fez um documentário sobre a cultura e religião afro no Brasil (“Dança das Cabaças – Exu no Brasil”). Haja fôlego, véio. Precisando de mais ar pra cantar, chamou uma pá de boas vozes para interpretar suas músicas, e daí nasceu “Kiko Dinucci: Na Boca Dos Outros” (lançado no final do ano passado pelo selo Desmonta). Onde tem, por exemplo, uma Perua diferente y muy caliente que começa com uma citação da introdução de Pistom na Gafieira (Billy Blanco):

Perua (com Paula Sanches)

Adoniran Barbosa, Premeditando o Breque e Paulo Vanzolini, cronistas paulistas e referências óbvias. Ele lembra ainda: Geraldo Filme, Itamar Assumpção e Raul Torres. Qual será mesmo a diferença entre o samba paulista e o carioca? Um humor mais irônico do primeiro? Na tradição carioca, a geografia pesa mais – porém o Rio é uma cidade mais reconhecível que São Paulo, essa é a verdade. Já dizia Adoniran sobre seu Trem das Onze, quando perguntado do porquê de Jaçanã ter sido escolhida pra Cristo: “E eu lá sei aonde fica essa porcaria de Jaçanã?”

Ela largou de mim só porque eu moro longe/ Do trajeto ela não gostou/ Foi pra cidade e nunca mais voltou/ (…) De mim, a malvada não tem pena/ Me trocou por um da Vila Madalena:

Depressão Periférica (com Mauricio Pereira)

E tem entrevista com o moço. Tá na mesa:

Ah, tem também uma entrevista no programa Metrópolis, da TV Cultura.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: