Skip to content

Música na tela: os funky 70’s

fevereiro 4, 2010

Tarantino foi um dos que abençoou: hoje, gostar da cafonice dos anos 70 já não pega mal. Hoje não, né, pois Pulp Fiction é de 1994 (mas o remake de Starsky & Hutch só apareceu 10 anos depois, e o de Shaft é de 2000). Não importa, o ponto aqui é que os anos 70 foram sublimes para a cultura pop. Hollywood? Foi salva por diretores malvados jogando pessoas aos tubarões ou pondo psicopatas para dirigir taxis. Sangue e trombadas de carro. Nunca amassaram tanta lataria quanto naquela época.

E a trilha para acompanhar? Funky big bands, bro. Jazz modernizado e adaptado à linguagem das telas. Metais tensos e a levada black conduzindo tudo. Como esta pérola com música de David Shire para O Sequestro do Metrô 123 (1974):

E Starsky & Hutch? Score do Lalo Schifrin. Você conhece: Hawaii 5.0 e o tema em 5/4 de Missão Impossivel são dele, argentino residente nos States desde 1958. Bruce Lee foi muito grato a ele: é seu o tema de Operação Dragão (Enter The Dragon, 1973):

Enter The Dragon

Kojak, Baretta, Columbo, Cannon. Filmes policiais eram a praia predileta desses scores. É, mas Tarantino não é responsável por nada disso não (óbvio…). Nem o Lalo. A culpa é da blaxploitation, movimento de criação cinematográfica feito por diretores, atores e músicos negros. Shaft (1971) tem música de Isaac Hayes e Super Fly (1972), super groove de Curtis Mayfield:

Shaft (Isaac Hayes)

Super Fly – Freddie’s Dead (Curtis Mayfield)

Pra terminar, James Brown – Black Caesar, 1973:

O Sequestro do Metrô 123 foi dica do @ricardolombardi, dank!

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: