Skip to content

Pray_list cabra cega 01

dezembro 1, 2009

Colocando o iPod pra tocar em modo shuffle, aleatório, percebi o quanto a ignorância me permite ser livre. No caso, ignorância de saber de quem é a música que está tocando – não, eu não conheço todos os sons que tenho armazenados, pois o dia tem apenas 24 horas e não foi feito apenas para ouvir música. O espaço que o tempo tem é limitado.

Selecionar o shuffle é como atirar em uma rádio aleatória, é como uma brincadeira de cabra cega. A vantagem que ganho é ficar despido de alguns preconceitos. A música surge como deveria ser, em meu ideal de músico: pura sensação, pura fruição, sem nomes nem rótulos (mentira, né: a gente sempre filtra e coloca o que ouvimos dentro de nossos escaninhos, nossas estampas de conhecimento e gosto, como por exemplo ‘rock’, ‘jazz’, ‘música com violão suave’, ‘mulher cantando em lingua estrangeira’, ‘samba’, ‘introdução engraçada, parece uma daquelas músicas da Bjork’, ‘lembra um soul estilo Motown’, ‘essa aqui tem cheiro de quando eu tinha 16 anos’, ‘que porcaria de timbre de guitarra, odeio quem não sabe tocar direito’). Ao menos é o mais próximo possivel dessa “pureza” na apreciação.

Ouvindo uma música pela 1ª vez, muitos juizos de valor sobem no meu ombro para escutar junto. E me livrar do nome do artista (e de sua época ou relevância cultural) ajuda a espanar alguns dos preconceitos que posso vir a ter. Na medida do possivel, me ajuda a escutar aquele som novo com frescor. Como que pelos olhos de uma criança. E ajuda também a saber se gosto dele ou não pelo que ele é, não pelo nome de quem o criou ou sua importância para a história da música. Para quem ouve de tudo um pouco, acredite, isso liberta.

Ontem, por exemplo, rolaram esses sons (quem tá tocando, só depois de ampliar o post):

01

02

03

04

05

01 = Durutti Column, “Fado”

02 = Mike Laurie, “Rajita de Canela”

03 = White Stripes, “You Don’t Know What Love Is (You Just Do As You’re Told)”

04 = Noel Rosa, “Cordiais Saudações”

05 = Grizzly Bear, “Foreground”

No comments yet

Deixe uma resposta

