Skip to content

Jackson do Pandeiro, 90 anos magros

agosto 31, 2009

Agosto é o mês em que o magrinho José Gomes Filho faria 90 anos, se estivesse vivo para soprar as velinhas dia 31. Mas apesar de ser, junto com Luiz Gonzaga, o grande divulgador da música nordestina entre as décadas de 1950 e 60, a data de hoje passa em branco para a maioria da imprensa (para não falar das gravadoras, que praticamente ignoram que um dia ele ajudou a vender muito disco no Brasil). Não vou ficar reclamando do óbvio, pois essa falta de atenção a esse que foi um dos mais suingados músicos brasileiros já diz tudo.

Os tropicalistas e continuadores veneraram e regravaram vários de seus sucessos, em uma época em que “sucesso” era sinônimo de música boa. Gilberto Gil reinventou “A Cantiga do Sapo” e “Chiclete com Banana”. Gal Costa fez o mesmo com “Cabeça Feita” e “Sebastiana”. 10 anos atrás, o album “Jackson do Pandeiro Revisto e Sampleado” levava Lenine, Dominguinhos, Fernanda Abreu, Chico Buarque, Zeca Pagodinho, O Rappa, Paralamas e a própria Gal a pagarem a merecida penitência, na comemoração dos 80 anos de Zé Jack. Mas são, basicamente, ações isoladas e que partem dos próprios artistas, que sabem da importância de se regravar e re-cantar o que vale a pena se manter na memória. Ou seja, a peneira não vem das gravadoras. É nóiz quem faz o praylist.

E o negócio com o Jackson era mesmo a interpretação: não era um compositor tão prolífico quanto Luiz Gonzaga, mas era um intérprete fenomenal. Além de um mestre no pandeiro – quando ia gravar em estúdio, mesmo como instrumentista convidado, os outros músicos esperavam ele dar seu toque e confirmar a levada para, aí sim, engrenar na música. A canção abaixo é pra lá de conhecida, mas muita gente não conhece a divisão e o ritmo que Jackson imprime a ela:

Olhaí o sapo, no ano da morte de Jackson (1982):

E um especial da TV Cultura, em 2 partes:

Sugestão de passeio: 31 discos de Jackson. Enjoy and join!

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: