Skip to content

Arrigo Barnabé, no inicio, era um jacaré

agosto 29, 2009

Meu primeiro encontro com Arrigo Barnabé foi no SESC Pompéia, em uma barraquinha de LPs usados num sábado à tarde, 1983 ou 84. Tava lá: Clara Crocodilo, aquela capa maravilhosa do Luiz Gê, o olho do jacaré levando à bocarra na contracapa, quando aberta (coisas que o MP3 não tem – nein, nein). Eu já ouvira falar do Arrigo, mas não sabia que som tinha. Na época ouvia pouca coisa da ‘vanguarda paulista’, talvez algo do Rumo e do Itamar Assumpção, mas curtia mesmo era o humor do Lingua de Trapo. Bizarro (ou não): ao mesmo tempo, eu era metaleiro e fã do Black Sabbath – fãzaço. Isso, no ápice da intransigência que é a adolescência.

Mas enfim, Arrigo. Comprei o disco e adorei. Também, pudera: pra quem descobria os riffs de guitarra, eram perfeitos os riffs dos metais dessa ópera-rock dodecafônica. Funky ópera-rock brasileira com compassos quebrados e melodias seriais (do modo serialista de se compor: ao invés de escalas maiores ou menores, uma série de tons – notas – se repetindo sempre na mesma ordem). E, para aumentar meu gosto, as músicas traziam uma narrativa de quadrinhos. Até hoje tenho aquele LP (que foi regravado ao vivo, 20 anos depois, já que o criador não tinha gostado da finalização da criatura – músicos de bolso furado tem que fechar o disco quando toca o sinal do recreio). Banda Sabor de Veneno, com todo mundo novo: Vânia Bastos, Suzana Salles, Tonho Penhasco, Mané Silveira, Otávio Fialho R.I.P. (pai do filho da Cássia Eller), Paulo Barnabé (depois, band leader da pseudopunk Patife Band)…

Uma das músicas de Clara Crocodilo era Diversões Eletrônicas, 1º lugar no I Festival Universitário da Canção da TV Cultura, em 1979. Um antro sujo:

E o caso da viúva que após o enterro do marido vai ao Riviera, boteco das antigas em frente ao cine Belas Artes, na Consolação, em Infortúnio:

Do vinil, com introdução do cello de Mario Manga:

Dica do @dafnesampaio

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: