Skip to content

Orquestra Sinfônica do YouTube: FAIL

abril 15, 2009

Ficou pronto o projeto YouTube Symphony Orchestra. E ficou uma caca.

Pra quem não conhece, o YouTube junto com a London Symphony Orchestra lançou esse projeto de uma orquestra colaborativa na internet. Quem quisesse participar só precisava enviar 2 videos, como em um teste de admissão para orquestras – um dos videos, interpretando um trecho da música do projeto, seria usado em uma colagem para construir a peça inteira.

Porque ficou ruim? Primeiro porque a composição que o maestro chinês Tan Dun escreveu é ruim de doer, uma colcha de retalhos despersonalizada, pretensiosa e que não empolga. Parece com a maior parte das insossas trilhas produzidas recentemente para Hollywood – não por acaso, Tan Dun ganhou o Oscar pela música de “O Tigre e o Dragão”. Segundo, porque depois que o Kutiman lançou 8 mashups suingados no seu projeto Thru-You, no fim de fevereiro, a técnica de justaposição de videos dos participantes já não seria suficiente para garantir o interesse no resultado. A música em si teria que ser realmente boa, e não é.

Mas os músicos deram o melhor de si, e tem gente realmente boa lá. Na página do projeto dá para conferir uma parte do material enviado. O melhor: as percussões com calotas de carro, a mulher tocando serrote, a trumpetista com braço quebrado, o outro com máscara de Star Wars, o piano de brinquedo, as tamancas gigantes, a escaleta rosa… O pior: as bandeiras dos paises e as serpentinas coloridas passeando pela tela: parece vinheta da TV Record.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: