Skip to content

Qual é a função da música?

abril 4, 2009

Neste sábado, o Caderno 2 do Estadão publicou uma matéria do Sérgio Augusto (leia aqui) com um assunto que deixa muito músico com azia: as utilidades terapêuticas da música. Mais do que isso, o efeito que a música tem sobre o cérebro e a mente, e como isso pode ser usado para aliviar ansiedade, depressão ou incômodas temporadas na cama de um hospital. A sarna que ataca muitos de nós músicos vem da idéia de que é reducionismo usar uma canção ou sonata de Mozart para aliviar algum mal estar fisico ou emocional: seria como querer retirá-la do pedestal olimpico da inspiração pura. Romantismo ou “coisa de artista”, dirão alguns.

Mas citando Maria Bethânia, “música é perfume”; invisivel, enfeita e adorna o temperamento. Mais: a boa música é como uma boa refeição, compartilhada com amigos e parentes (e o bom músico é o chef inteligente, a serviço de quem está na mesa esperando por seus instantes de prazer). Para muitos de meus colegas isso é blasfêmia e simplificação, afinal, fazendo e escutando música aprendemos que ela existe por si só, sem utilidade objetiva, sem direção nem explicação. E de fato não existe objetividade na motivação da música (daí ser baboseira e oportunismo a empresa montada pela dra. Vera Brandes e sua rádio on line Sourcetone – citadas no final da matéria do Caderno 2 – distribuindo playlists especiais para induzir estados mentais e emocionais). A cura não está na música, mas a música está na cura.

No final das contas música tem função sim, não uma mas inúmeras: relaxar, animar, dar prazer, dar dinheiro (nem sempre para o músico), fazer lembrar ou ajudar a projetar o futuro… Arnaldo Antunes faz uma lista bem inspirada em “Música Para Ouvir” (ouça abaixo). E, voltando ao inicio, o músico enxerga blasfêmia na “funcionalização” da música pois para ele sua única função é ao mesmo tempo subjetiva e objetiva ao extremo: justificar a existência da própria vida.

Arnaldo Antunes – “Música Para Ouvir”

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: