Skip to content

YouTube, mashup e dadaísmo: você déjà vu isso antes? (post 2-em-1 glue point)

março 27, 2009

É bem provável que você já tenha topado com Thru-You, trabalho do músico israelense Kutiman: ele colecionou dezenas e dezenas de videos do YouTube, com músicos desconhecidos que subiram suas performances solo para a rede. O que Kutiman fez foi encontrar o ponto de cola desses videos (em inglês: glue point) e fazer um mashup, como se os músicos estivessem tocando lado a lado. Trabalho de louco, procedimentos e resultados 100% estética hip hop (mesmo quando o que se ouve é um dub). Kutiman não foi o primeiro a fazer essa colagem video-musical (mas foi além), lembra do Lasse Gjertsen?

Aí eu lembrei de uma outra brincadeira dadaísta (ok, tecnicamente é surrealista), de quando não existiam os mashups nem a internet: “Uma Semana de Bondade” (“Une Semaine de Bonté”), que o angustiado artista plástico Max Ernst publicou em 1934. Eram 5 novelas feitas de colagens retiradas de publicacões e enciclopédias do século XIX, com uma tiragem limitada de 816 exemplares cada. Veja algumas das ilustrações resultantes aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Procedimentos similares, intenções e resultados distintos, mas a mesma iconoclastia e criatividade. Não estou comparando diretamente Kutiman com Max Ernst, a comparação é entre esses seus projetos específicos. Pergunto: se fosse hoje, as editoras das ilustrações originais iriam atrás de Ernest e sua “Semana de Bondade”, para retirá-la das livrarias ou museus por violar direitos de publicação e copyright?

original no UoD / dica do Jean Boechat

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: